Destaques

Hemangiomas Infantis

Por: Pedro Rocha e Antônio H. Roberti.

 

 

 

Hemangiomas infantis (HIs) são os tumores mais comuns em crianças, afetando 10% a 12% delas no 1º ano. O tamanho e a vascularização aumentam rapidamente, em geral atingindo o pico com a idade de 1 ano.

 

Os HI podem ser classificados pela aparência geral (superficial, profundo ou cavernoso) ou por outros termos descritivos (p. ex., hemangioma em morango). No entanto, como todas essas lesões compartilham a mesma fisiopatologia e história natural, o termo hemangioma infantil é o preferido.

 

As lesões superficiais são de aparência vermelho-brilhante e as mais profundas, azuladas. As lesões podem sangrar ou ulcerar por pequenos traumas, e as úlceras são dolorosas.

 

 

Os HI vão interferir na função dependendo do local acometido, por exemplo: na face ou na orofaringe pode interferir na visão ou obstruir a via respiratória e aqueles localizados perto do meato uretral ou ânus prejudicam a eliminação de urina e fezes. O hemangioma periocular em um neonato é considerado uma emergência e deve ser tratado imediatamente para evitar defeitos definitivos na visão. Os hemangiomas lombossacrais representam um sinal de anomalias gastrointestinais ou neurológicas subjacentes.

 

As lesões lentamente involuem, começando aos 12 a 18 meses, diminuindo o tamanho e a vascularização. Em geral, os HI involuem 10%/ano de acordo com a idade, com involução máxima aos 10 anos de idade. Essas lesões involutivas se tornam amareladas, com textura enrugada, frouxa.

 

 

O diagnóstico é clínico e o tratamento é individualizado de acordo com o local, tamanho e a gravidade. 

 

Para lesões que requerem tratamento, possivelmente corticoides tópicos, intralesionais ou sistêmicos; laser; ou propranolol por via oral.

 

Não há recomendação de tratamento universal para Hemangioma, como a maioria das lesões desaparece espontaneamente, geralmente indica-se observação antes de iniciar o tratamento. Deve-se evitar a cirurgia.

 

 

Fonte: https://www.msdmanuals.com/